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5 regras para criar uma experiência de usuário atraente para seus clientes


ALEXANDRE ARAÚJO - 16/09/2018 - 0 comments

Interaja constantemente e melhore sua performance ou você ficará para trás

Quer criar uma experiência de usuário atraente para seus clientes? Siga estas cinco regras.

01 - Conheça seus usuários

Antes de criar uma experiência de usuário agradável, você precisa saber o que os usuários realmente desejam. Infelizmente, muitas marcas não fazem o suficiente para entender seus clientes e como a empresa pode atender às suas necessidades.

Comece com o público que você está atendendo, depois entenda suas vidas intimamente, o papel que sua categoria e a marca desempenham em suas vidas e os lugares onde você tem a oportunidade de fazer as coisas de uma maneira excepcionalmente melhor. Você também precisa entender o negócio em que você está e o que é possível de se fazer dentro desse ambiente.

02 - Olhe além da sua categoria

Você pode estar fazendo um bom trabalho para acompanhar outras marcas em seu conjunto competitivo, mas também precisa acompanhar a Amazon, a Netflix e outras Startups digitais. Você pode ser o melhor em sua categoria, mas se não estiver pensando em como as expectativas das pessoas estão indo e quais são suas necessidades, alguém entrará em sua categoria e atenderá a essas necessidades da mesma forma que as outras marcas.

03 - Não seja um imitador

Há uma longa história de marcas imitando outros produtos de sucesso. Essa é uma ideia realmente idiota, porque a estratégia e o público dessa marca podem ser totalmente diferentes.

Há alguns anos, todas as empresas vinham até nós e diziam: “Nossa homepage precisa se parecer com a Globo.com, porque a Globo.com é bem-sucedida”. “Bem, talvez seja bem-sucedida para a estratégia deles, mas isso não significa necessariamente que é certo para sua estratégia.

Não é só porque alguém está fazendo isso, que isso significa que eles estão fazendo certo, e que de alguma forma, dará certo pra você.

04 - Vá até onde seus clientes estão

As marcas gastam milhões tentando atrair clientes para seus próprios sites, quando devem se concentrar em melhorar a experiência do cliente em todas as plataformas. A maioria das empresas gastam a maior parte de seu dinheiro tentando atrair a atenção de volta para seu próprio site quando a alternativa correta a se dizer é “Eu não quero isso de maneira nenhuma”.

05 - Não pare!

O design da experiência do usuário é uma jornada e não um destino. Você precisa se manter constantemente repetindo e melhorando ou ficará para trás. As pessoas não entendem o quanto de falhas ocorrem em todas as interfaces de sucesso que elas vêem, e também como é essencial continuar a experimentar novas maneiras de fazer as coisas para se adaptarem aos hábitos de mudança dos usuários.

Nenhum design UX pode ficar parado por muito tempo; ele precisa evoluir com o usuário se a marca quiser permanecer relevante.

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